quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O chá chega ao Japão


A China e o Japão, dois países vizinhos, sempre se influenciaram mutuamente. Por este motivo, é lógico que, depois de ser descoberto na China, o chá não demorasse a chegar ao Japão. Antes da planta e do seu cultivo, a primeira coisa que se conheceu no Japão foi a infusão. As folhas, processadas e prontas para o transporte, saíam da China e eram servidas na corte nipónica, como prova o facto de, no ano 729, o imperador Shomu oferecer chá no seu palácio a uma centena de monges budistas.
Pensa-se que as primeiras sementes da planta devem ter sido levadas para o país do Sol Nascente por um monge nipónico, Dengyo Daishi, que estudou na China entre os anos 803 e 805 d.c. Este monge, de regresso ao Japão, plantou as sementes nas hortas do seu mosteiro, sendo esta a primeira plantação de chá no país. Pouco tempo depois, o imperador Saga pôde conhecer, em primeira-mão, a deliciosa bebida e as suas virtudes, ao provar uma infusão preparada com plantas procedentes da horta do mosteiro. Gostou tanto da infusão que decretou que a planta se cultivasse em cinco províncias próximas da capital imperial.
Contudo, se o chá surpreendeu o imperador japonês, o caminho que a planta teve que percorrer não foi nada fácil. As más relações entre a China e o Japão entre os séculos IX e XI fizeram com que o chá passasse a ser uma planta desprezada na corte nipónica por ser de origem chinesa.
Apesar disso, as propriedades terapêuticas e relaxantes do chá fizeram com que continuasse a consumir-se nos mosteiros budistas, pois os monges notavam que, depois de tomarem uma infusão, ficavam com mais capacidade de concentração e podiam meditar durante mais tempo sem adormecerem.
Quando as relações entre ambos os países melhoraram, o que ocorreu no início do século XI, o chá recuperou o lugar privilegiado que anteriormente tivera no Japão. Novamente, um monge nipónico, Eisai, foi incumbido de levar as sementes da planta para o Japão, os novos costumes em redor do chá que tinham surgido na China como, por exemplo, o de consumir chá verde em pó. E o que é mais importante, levou consigo os ensinamentos da escola Rinzai do budismo Zen. Com elas, o ritual e o ideal do chá, já presentes nos templos chineses da época, impuseram-se no Japão. Por conseguinte, o consumo do chá e as crenças budistas evoluíram a partir de então de forma paralela, dando lugar a uma cerimónia complexa e única.

images in http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperador_Sh%C5%8Dmu
in Ficha nº 4 - "O Reino dos Chás" - Jornal de Notícias, 2005

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