segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O chá e o novo mundo



A chegada do chá à América dá-se graças aos colonos europeus. Os holandeses, estabelecidos em Nova Amesterdão - actual Nova Iorque -, foram os primeiros a degustá-lo, no princípio do século XVII. Se no Velho Mundo era um produto caro e exclusivo, no Novo Mundo o preço do transporte fazia com que só alguns privilegiados pudessem apreciá-lo. Os colonos britânicos bebiam o chá com a mesma cerimónia que na metrópole, porém, a pouco e pouco, foram introduzindo algumas novidades como, por exemplo, acrescentar açafrão, açúcar, canela ou casca de pêssego à infusão para intensificar o seu sabor.
Os acessórios necessários para a sua elaboração, nomeadamente chávenas e acessórios de prata e porcelana, também eram muito caros, pelo que se transformaram num símbolo de elevado estatuto social. A primeira loja a ser aberta no Novo Mundo estava situada a Norte de Massachusetts.
Para fazer chá em casa, os nova-iorquinos tinham de comprar a água, porque a água de que dispunham não reunia a qualidade necessária. Além disso, tiveram que instalar bombas de água em redor de Manhattan para assegurar o fornecimento. Com o passar do tempo, o chá foi-se tornando uma bebida imprescindível e a sua popularidade estendeu-se por todas as classes sociais. Os jardins de chá e os cafés que salpicavam as ruas das principais cidades adoptavam nomes ao estilo de Londres.
O chá teve um papel muito importante na independência dos Estados Unidos. Em 1767, o Parlamento britânico aprovou um imposto sobre todo o chá que se vendesse nas colónias americanas e que se destinaria a pagar os gastos do exército e do governo colonial. O novo imposto não agradou aos colonos, pois não havia maneira de o evitar: todo o chá que chegava às colónias britânicas era transportado pela Companhia Britânica das Índias Orientais, controlada pela Coroa. O mal-estar dos colonos traduziu-se numa oposição clara a que os navios descarregassem chá em alguns portos. A chegada de sete carregamentos de chá provocou revoltas em Nova Iorque e Filadélfia. Porém, o passo definitivo foi dado em 16 de Dezembro de 1773, quando Darmouth, um navio carregado de chá, foi abordado em Boston por um grupo de colonos disfarçados de índios americanos. Os colonos atiraram ao mar 340 caixas de chá que o navio transportava, desencadeando uma guerra com os britânicos. Essa guerra teve como resultado a independência das Treze Colónias britânicas no Novo Mundo, que deram origem aos Estados Unidos. Uma vez obtida a independência, o chá passou a ser consumido como acompanhamento às refeições. O próprio George Washington gostava de tomar chá ao pequeno-almoço acompanhado com bolos índios.

images in http://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Mundo
in Ficha nº 9 - "O Reino dos Chás" - Jornal de Notícias, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário