sábado, 10 de setembro de 2011

O chá na época vitoriana



A verdadeira popularização do chá, em Inglaterra, deu-se no século XIX. Com a propagação da Revolução Industrial e a extensão das plantações na Índia e no Ceilão, fizeram com que o produto baixasse de preço, tornando-o acessível às classes sociais mais baixas.
O chá transformou-se, então, numa das bebidas nacionais, pois toda a gente - rica e pobre, camponeses e operários, podiam apreciar uma chávena de chá quente. Foi nesta época que se institucionalizou o costume de tomar chá à tarde: o afternoon tea.
Geralmente considera-se D. Ana, a sétima duquesa de Bedford, como a mentora desta tradição.A moda instalou-se em toda a cidade de Londres e, a partir daí, damas e cavalheiros distintos começaram a reunir-se em torno de uma mesa, com uma chávena de chá, biscoitos e bolos para conversarem amigavelmente. Com o tempo, o afternoon tea acabou por se estender a todos os grupos sociais.
Nos finais do século XIX, os salões de chá substituíram os antigos tea gardens, porque o costume de ir a estes estabelecimentos tinha começado a desaparecer, fazendo com que os chá só se tomasse em casa. A directora da sucursal da London Bridge, da Aerated Bread Company, foi a primeira pessoa a criar um salão de chá, ao servir chá aos seus clientes nas traseiras da sua loja. Teve tanto êxito que, em pouco tempo, outras pessoas a imitaram, abrindo salões de chá por toda a cidade de Londres e nas cidades mais importantes de Inglaterra. Clientes de todas as idades e classes sociais iam a estes estabelecimentos, onde, além de apreciarem uma chávena de chá, bolos ou sandes, podiam assistir a um espectáculo musical. A época áurea dos salões de chá foi entre 1901-1914, quando os grandes hotéis londrinos organizavam, à hora do chá, refeições elegantes animadas por conjuntos musicais.
Em 1913, com a chegada do tango argentino à Europa, entrou na moda dançar à hora do chá, o que provocou uma autêntica febre popular. Infelizmente, as duas guerras mundiais interromperam este costume, acabando com os salões de chá e fazendo com que os britânicos tomassem o chá em casa. Na década dos anos oitenta, no século passado, assistiu-se ao renascimento destes estabelecimentos e da tradicional hora do chá.


images in http://magiccakesbh.wordpress.com/2011/05/06/vitoria%C2%B4s-cake/
in Ficha nº 11 - "O Reino dos Chás" - Jornal de Notícias, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário